A empresa | Histórico | Nosso Grupo

 

A Cobel Construtora de Obras de Engenharia Ltda. é uma sociedade civil por quotas de responsabilidade limitada. Criada e registrada em 21 de fevereiro de 1968, exerce atividades no campo de engenharia, atuando na execução de obras essenciais para o desenvolvimento do País.

Com uma participação ativa, dispunha de um sistema operacional com áreas específicas, voltadas especialmente para os seguintes setores da engenharia:

- Água, Saneamento e Infra Estrutura Urbana

- Sistemas de Abastecimento de Água e Coleta e Tratamento de Esgotamento Sanitário nos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Maranhão;

- Terraplenagem e Pavimentação Urbana e Rodoviária no Estado de Mato Grosso do Sul

- Construção Civil e Edificações - com mais de 300.000 m2 de área construída nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Dentre essas edificações foram realizadas obras de porte como a do Hospital Regional Rosa Pedrossian / MS, a Ampliação e Reforma do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Campo Grande/MS, Fórum de Entrância Especial de Campo Grande/MS, as Penitenciárias de Andradina e Martinopolis/SP, os Centros de Detenção Provisória de Campinas, Vila Independência/SP, Guarulhos, Presidente Bernardes e Presidente Prudente e, os Centros de Ressocialização de Avaré e Lins;

- Eletrificação - Linhas de Transmissão, Estações Transformadoras e Redes de Distribuição de Energia Elétrica nos Estados de Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Minas Gerais e Rondônia;

- Limpeza Urbana - Atua desde 1997 na Execução de Serviços de Limpeza Urbana em Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, executando os serviços de Varrição Manual e Mecanizada, Capina e Roçada Manual, Lavagem de Vias e Logradouros, Irrigação de Áreas Verdes, Coleta Manual de Entulhos, Roçada Mecanizada, Erradicação Química, Limpeza de Feiras Livres e Catação Manual de Papéis.

Atenta às mudanças que ocorreu com a passagem do tempo, principalmente no cenário econômico e produtivo cada vez mais globalizado, a empresa resolveu associar-se à AGBAR e SANESUL para concorrer na licitação da concessão das Águas do município de Campo Grande - MS, a qual o consórcio sagrou-se vencedor.

A COBEL acreditou e, investiu, sabedora do retorno ser a longo prazo, porém, com acordo de acionista firmado, tinha garantias de retorno inicial no final de 2002, inicio de 2003, que manteria sua capacidade operacional. Acordo este não cumprido e, com isso as conseqüências negativas foram inevitáveis: demissão em massa, redução de sua capacidade produtiva, atrasos de pagamentos de seus fornecedores e força laborativa restante, bem como encargos fiscais e tributários.

Os seus 40 anos de atividades com realização de inúmeros empreendimentos se viu reduzidíssimo, como parâmetro podemos citar que seu quadro de empregado era de 3000 pessoas, hoje, está com 600. O que se vive é a expectativa de solucionar as pendências financeiras, frutos do não cumprimento de um acordo tácito e, assim poder ter um novo começo.

 

 

Cobel Construtora de Obras de Engenharia Ltda.